Congelar os alimentos é uma forma de conservação que evita que os mesmos estraguem, diminuindo assim, o desperdício. Além disso, o congelamento também ajuda a preservar a cor, o sabor, a textura e os nutrientes dos alimentos – mantendo a comida realmente fresca.
No caso do camarão congelado, o congelamento também evita a possibilidade de bactérias e perda das características organolépticas do crustáceo. Ou seja, o produto congelado de forma correta respeita a cadeia de frio em todo o processo.
E pelo fato do camarão precisar ser congelado em um processo rápido, isso permite que o cliente tenha uma experiência gastronômica como se estivesse consumindo: o verdadeiro camarão fresco.
Quer entender mais sobre isso? Continue a leitura!
Entenda o método de congelamento correto
Como já foi dito anteriormente, o camarão precisa ser congelado em um processo rápido. O ideal é que a temperatura ultrapasse de 0 a -5º em no máximo duas horas. A velocidade de cristalização é muito importante, devido à formação de cristais de gelo.
Quando o congelamento é lento, os cristais de gelo formados são grandes e irão afetar fisicamente as células do alimento, causando alteração na textura e no sabor dele. É isto que acontece com os “camarões frescos” comprados em centros e feiras de abastecimentos.
Tecnologia de congelamento IQF
O sistema IQF de congelamento é internacionalmente conhecido por aliar praticidade e garantir qualidade e segurança alimentar até a chegada do produto em sua mesa. Neste tipo de congelamento ultra rápido não se formam cristais de gelo no alimento, o que não altera as características do produto, além de manter todos os nutrientes.
O congelamento IQF elimina o inconveniente de ter que descongelar blocos de produto congelado e permite a divisão e dosagem em porções – e é nesse momento que ele se diferencia do congelamento em bloco. Onde é necessário descongelar todo o produto de uma vez só.
Como descongelar o Camarão em Bloco
O descongelamento do camarão em bloco funciona da seguinte forma:
- Abra a embalagem e coloque o camarão em bloco em um recipiente com água corrente em uma temperatura de 20 graus. No entanto, lembre-se de tomar todos os cuidados necessários para não deixar que a água corrente caia diretamente no camarão;
- Quando a água do bloco já estiver dissolvida e o camarão estiver totalmente descongelado, coloque o camarão em uma peneira, inclinando-a com um ângulo de aproximadamente 45 graus;
- Por fim, deixe escorrer por aproximadamente 2 minutos e evite espremer o camarão.
Como descongelar o Camarão IQF
Siga as orientações abaixo para descongelar de forma correta o camarão congelado com a tecnologia IQF (Individually Quick Frozen):
- Em primeiro lugar, consiga um recipiente que caibatodo o volume da embalagem;
- Em seguida, você pode encher o recipiente com água em temperatura ambiente;
- Por fim, despeje todo o camarão da embalagem e deixe imerso na água de 2 a 3 minutos;
- Após esse tempo, coloque o camarão em uma peneira e incline-a em um ângulo de 45 graus, deixando-a escorrer por 2 minutos.
Onde comprar camarão de qualidade
Conte com a Villa Camarão para poder comprar seu camarão congelado com a tecnologia IQF, o sistema de congelamento que entrega praticidade e qualidade que o seu negócio precisa.
Entre em contato com um de nossos consultores através dos canais de atendimento disponíveis aqui no site.